top of page
Buscar

Banco de Dados Criminais

Os bancos de dados criminais, voltados para as ciências forenses, podem servir tanto para indicar um suspeito de um ato delituoso, quanto para inocentar. No caso dos bancos de perfis genéticos, o material é coletado pela perícia no local do crime ou no corpo da vítima. São, por exemplo, vestígios como fios de cabelo, sangue e outros materiais biológicos. Além de exames feitos pelas vítimas de violência no Instituto Médico Legal (IML).


O Banco Nacional de Perfis Genéticos brasileiro contém aproximadamente 6.500 perfis genéticos de condenados, 440 de investigados e 7.800 de vestígios de local de crime. No Brasil, até o momento, 559 investigações foram auxiliadas por essa ferramenta. Uma das propostas defendidas é a ampliação do escopo para os condenados em crimes dolosos.


Com a lei 12.654/2012, ficou determinado que é obrigatória a identificação do perfil genético de condenados por crime com violência de natureza grave e hediondos, como homicídios, latrocínio, sequestro e estupro, ou em casos que sejam determinados pelo juiz.




30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page