top of page
Buscar

CPMI 8 de Janeiro

Na manhã desta quinta-feira, 22/06, os Peritos Criminais Renato Carrijo e Valdir Dantas, do Instituto de Criminalística (IC/PCDF), prestaram depoimento perante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que trata dos atos de ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, deram detalhes sobre o trabalho pericial realizado nos eventos do dia 24/12/2022, quando da colocação de artefatos explosivos nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília.


Segundo Carrijo, o artefato se tratava de um explosivo industrial. “Era um explosivo industrial normalmente utilizado em pedreiras para rompimento de rochas. O resto do material que não foi afetado pela inativação, eu coletei, fiz um material improvisado e fiz o acionamento posteriormente”.

Por conta da periculosidade, o item depositado próximo ao aeroporto foi pego com ajuda de um robô, e com imagens de raio-x foi verificado se tratar de uma massa com circuito. “Após isso ser feito, o esquadrão passou o material inativado ao meu comando, e eu comecei a fazer os exames periciais”, detalhou Carrijo. Conforme o Perito Criminal, o artefato se tratava de uma caixa preta com um acionador de artefatos pirotécnicos, chamada de caixa de fogo, muito utilizada em fogos de artifício.


Carrijo relatou, também, que concomitante à operação, outra equipe foi ao encontro do motorista do caminhão, que já estava próximo à Cristalina (GO). “Uma equipe de perícia foi até Cristalina para conduzir os exames no caminhão em busca de novos artefatos ou objetos suspeitos”, afirmou.


A ABPC parabeniza os Peritos Criminais pela participação e enaltece a grande capacidade técnica de ambos, bem como agradece os trabalhos prestados na solução do crime, demonstrando, mais uma vez, a importância de um corpo pericial capacitado e reconhecido.









8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

#TBT

Comentarios


bottom of page