top of page
Buscar

PCDF: hacker invade sistema do Zoológico e apaga 400 mil arquivos


Um hacker, morador do Guará, é alvo da Operação Animals, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na manhã desta quarta-feira (14/9). Segundo as investigações conduzidas pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), o suspeito, identificado como Marcelo de Medeiro Gomes, acessou o sistema interno do Zoológico e apagou cerca de 400 mil arquivos, incluindo fichas de animais e informações sobre vacinas.

Os policiais tomaram conhecimento do fato no início de junho deste ano. A rede de acesso do Zoológico à internet e o sistema informatizado de arrecadação das bilheterias foram tirados do ar em razão do ataque cibernético.

Fichas cadastrais completas de diversos animais e outras informações administrativa também acabaram deletadas. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) e policiais da DRCC apuram o caso.

Com o início do trabalho pericial, foi possível constar que, aproximadamente, 400 mil arquivos foram deletados pelo invasor. Além disso, o sistema de bilheteria eletrônica permaneceu inativo por alguns dias. Entre os documentos deletados, os peritos criminais da PCDF conseguiram recuperar dados importantes relacionados ao controle de doenças e de vacinas e informações de origem de muitos animais do Zoológico, além de identificar pistas que apontaram um possível suspeito do ataque.

Nesta quarta, após obter autorização judicial, policiais da DRCC e um perito criminal do IC cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do acusado. Na casa, os investigadores apreenderam computadores que serão examinados.

A corporação destacou que, devido ao alto grau de profissionalismo dos peritos criminais, as fichas cadastrais e médicas de diversos animais do Zoológico foram recuperadas.


Em nota, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília informou que “acompanha e colabora com a Operação Animals” e que aguarda a conclusão da investigação.



20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page